CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO - NACIONAL

31/05/2016

Reunidos em Assemléia Geral, no dia 30/05/2016, em São Paulo (sede da FENABCI), os trabalhadores Bombeiros Civis, sob a coordenação da Federação Nacional dos Trabalhadores Bombeiro Civis - FENABCI, discutiram e aprovaram uma pauta de reivindicações que será encaminhada a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS SINDICATOS DE EMPRESAS DE RECURSOS HUMANOS, TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZADAS - FENASERHTT para apreciação.

Dando o start para as tratativas da convenção coletiva de trabalho de âmbito nacional dos trabalhadores Bombeiros Civis.

"Estamos aqui reunidos hoje para fazer história. Nossa categoria apesar de jovem, já por inúmeras vezes demosntrou uma maturidade e organização que aguça uma "inveja" em outras categorias. Somos uma das poucas categorias a ter uma lei própria, conseguimos uma Federação em tempo récorde e hoje inciamos a construção de uma convenção coletiva de trabalho que irá garantir os direitos trabalhistas e sociais a todos aqueles trabalhadores Bombeiros Civis que hoje estão sem representação sindical. Este é mais um compromisso assumido por esta gestão da Federação que está sendo construído. Sabemos que o caminho é longo e tenebroso, mais assumimos este risco e lutaremos para concretizá-lo" (Derivaldo Alves - Presidente da FENABCI).

A pauta de reivindicações contempla vários direitos e garantias, tais como pisos salariais, vale alimentação, limite de jornada semanal de 36 horas, previsão de assistencias sociais como assitência odontológica, assitência a filhos deficientes, assitência a nascimento de filho, seguro de vidas, entre outros. (por questão de estratégia de negociação, a Diretoria da FENABCI solicitou que não divulguemos os valores aqui - por eqnuanto).

"Este passo certamente será a concretização de um sonho que começamos a construir em 2006, quando reunidos em Brasília em um pequeno grupo de Bombeiros Civis, estudávamos um caminho para fortalecer a categoria e consequir dar assistência trabalhista e social a todos os trabalhadores Bombeiros Civis. Hoje estamos aqui reunidos para por em prática todo este projeto. É a concretização de um sonho, que foi lapidado ao longo dos anos. Com muita luta e persistência, efrentando os mais diverssos oponentes (até mesmo dentro de nossa própria categoria), mas hoje estamos triunfando. O Caminho está sendo traçado, sabemos que nada será fácil, mas com a garra que temos demonstrado, certamente alcançaremos nossa vitória. Que irá assegurar direitos trabalhistas que  hoje são surrupiados por alguns empregadores." (Samuel dos Santos - Secretário da FENABCI)

Autor: Samuel dos Santos - Presidente