02 DE JUNHO - DIA NACIONAL DOS BOMBEIROS

02/07/2014

Da Origem da Palavra:

Ao consultar nossos dicionários da língua portuguesa encontramos vários significados correlacionados ao vocábulo BOMBEIRO:

1. Indivíduo do corpo de extinção de incêndios.

2. O que trabalha em bombas.

3.Ant. Artilheiro que servia bombardas.

4.Bras. Espião (de guerra).

5. Canalizador.

6. Vendedor ambulante.

7. Tocador de bombo.

Da Profissão de Bombeiro:

O registro mais antigo de Bombeiros no Brasil foi o da primeira Corporação de Bombeiros público que foi criada pelo Imperador D.Pedro II em 1856 no Rio de Janeiro, NO INÍCIO ELA NÃO ERA COMPOSTA POR MILITARES, e foi somente em 1880 que seus integrantes passaram a ser classificados dentro de uma hierarquia militarizada.

A de se ressalvar a História, pois no ano de 1892, inspirados nos corpos de bombeiros voluntários existentes na Alemanha, a população da antiga colônia Dona Francisca, formada de imigrantes de origem alemã, uniu-se para criar uma sociedade de bombeiros voluntários. Transcendendo o tempo atualmente à moderna cidade de Joinville, grande pólo Industrial, sendo a maior cidade do Estado Catarinense, comporta a maior população, maior colégio eleitoral, sendo a maior arrecadadora de tributos do estado e sua população conta com um serviço de excelência prestado pelos Bombeiros Civis e Voluntários.

Em Santa Catarinatemos 28 municípios que são servidos de Corporações de Bombeiros Voluntários, responsáveis pelo recrutamento de Bombeiros Civis que escancaradamente são mais exeqüível em função do custo reduzido por conta da diferença na gestão operacional. Os próprios Bombeiros Militares atualmente, no estado de Santa Catarina já admitem no seu quadro de efetivos Bombeiros Civis, contratados pelas prefeituras ou pela Defesa Civil, ou mesmo voluntários intitulados “Bombeiros Comunitários” (Civis, treinados e admitidos para compor com as guarnições de Bombeiros Militares), ocorrendo também nas atividades de Salva Vidas nas praias Catarinenses onde os Bombeiros Militares recrutam Civis para comporem suas equipes. Portanto os Bombeiros Civis se fazem presentes em todas as frentes de trabalhos, salvando vidas e protegendo patrimônios.

No Sul do Brasil, a atividade de Bombeiro Civil se sobressai em relação às demais regiões do país. Presente nos três estados, tanto na iniciativa privada, quanto na atividade pública, salvaguardando as comunidades em parceria com os Bombeiros Militares ou em unidades onde os militares não estão presentes. Com a evolução dos processos industriais a atividade de proteção às vidas e ao patrimônio contra a agressão do fogo e outras adversidades, precisou de evolução e modernização. Desde a década de 70 as empresas privadas e públicas, estimuladas pela estatal Petrobrás, mantêm em seus quadros profissionais capacitados para atuarem com exclusividade na prevenção, salvamento e combate a incêndios em suas instalações. Nos últimos 20 anos os aeroportos e alguns portos também montaram suas próprias equipes de Bombeiros, formadas por servidores públicos ou da iniciativa privada, trabalhadores civis. Atualmente somos centenas de milhares de trabalhadores. Nos estádios onde temos jogos da Copa do mundo vemos uma forte presença dos Bombeiros Civis protegendo a todos.

Desejamos que esta profissão continue sendo evidenciada por homens e mulheres de bem, que se orgulham do que são e do que fazem.

Parabéns a todos os Bombeiros...