BOMBEIROS MILITARES DE FOZ DO IGUAÇU - PR, FAZEM CURSO DE FTBA

28/05/2014

O curso de FTBA (formação técnica de Bombeiro de Aeródromo) visa habilitar bombeiros para as atividades específicas de salvamento e combate a incêndio em aeronaves, nos aeroportos brasileiros. Sendo uma exigência da ANAC (resolução 279 - 2013).

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (PR), por onde passam mais de um milhão de passageiros por ano, concluiu, na última sexta-feira (16/5), o Curso de Formação Técnica de Bombeiros para Aeródromos (FTBA). O curso, iniciado em 22/4, capacita os profissionais para executar as atividades específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndios em aeródromos.

Em Foz do Iguaçu, o treinamento capacitou 21 bombeiros militares. O curso foi composto de três fases. A primeira envolveu ensinamentos teóricos sobre o funcionamento do aeroporto e as particularidades das atividades dos bombeiros no espaço. A segunda etapa versou sobre as táticas de salvamento e combate a incêndio em aeronaves. A fase final tratou sobre questões como formação de equipe, manuseabilidade e foi concluída com um exercício prático de combate a incêndio, realizado na quinta-feira (15/5). http://www.infraero.gov.br

A Corporação de Bombeiro Militar do Estado do Paraná atua na segurança contra incêndio do aeroporto de Foz do Iguaçu, onde presta serviços de salvamento e combate a incêndio em aeronaves, contratada pela empresa Infraero.

A empresa Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, no final de 2013 efetuou uma licitação para contratar o serviço de salvamento e combate a incêndio em aeronaves para os três aeroportos paranaenses (Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba), concluindo o processo licitatório em 2014, mas não convocou as empresas vencedoras dos certames. Preferiu contratar a Corporação de Bombeiros Militares do Paraná, que recebem pelos serviços prestados a Infraero como se empresa fossem. Apesar de não terem participado da licitação.