BOMBEIROS CIVIS DE SANTA CATARINA HOMENAGEIAM PRESIDENTE DO SINDICATO

11/05/2014

No dia 10 de maio, o Grupamento de Bombeiros de Aeródromo lotados na Seção Contra Incêndio do Aeroporto de Joinville, pertecentes a Equipe "CHARLIE", promoveram um almoço entre seus membros e na confraternização presentearam o Presidente do Sindicato Sr. Samuel (Bombeiro Civil) com um belo e elegante relógio de pulso.

"Esta é uma singela homenagem dos trabalhadores Bombeiros Civis, que visa materializar nossos agradecimento a toda a Diretoria do SINDBOMBEIROS/SC na pessoa de nosso Presidente Sr. Samuel. pela dedicação e seriedade com que conduzem esta briosa insituição. Não medindo esforços para assegurar os direitos trabalhistas de nossa classe e melhorar nossas condições de vida social"... Com estas palavras o Sr. Adriano - Chefe de Equipe, em nome dos Bombeiros Civis presenteou o Presidente do Sindicato.

"Estou a 14 anos na frente desta luta, sempre soube que o desafio não seria fácil e que as batalhas seriam árduas, mas assumi o compromisso em 2000 de montar um plano estratégico que paulatinamente trouxesse melhores condições de trabalho e principalmente assegurasse uma valorização da categoria. Diga-se de passagem, que em 2000 nossas condições de trabalho eram degradantes, lutávamos pela redução da carga horária que na época era de turnos de 12x12 (dose horas de trabalho por doze horas de descanço), tínhamos a menor remuneração do país e sofríamos com a pressão  dos empresários que exigiam nossos trabalhos como se fóssemos "heróis" . Forçados a suportar cargas extenuantes sem equipamentos adequados, obrigados a fazer "verdadeiros milagres" para amenizar os sofrimentos alheios das vidfas moribundas que estavam em nossas mãos.

Atualmente, graças a muito esforço, coragem e determinação, abaixo de duras críticas dos próprios companheiros de profissão, das ameaças de demissões entre outras, conseguimos finalmente, garantir em 2014 uma convenção coletiva que sintetiza grande parte dos nosso anseios. Temos a menor jornada de trabalho em todo país (nossa jornada é de 36 horas semanais), o piso salarial se equiparou ao piso dos estados que tinham as melhores remunerações. Temos um Sindicato patronal exclusivo da categoria, o que existia apenas no Rio de Janeiro. Posso afirmar que os Bombeiros Civis em nosso estado possuem uma das melhores condições de trabalho do país. Sei que a luta ainda não terminou, temos muito ha fazer e não vamos esmorecer.

Nestes 14 anos esta foi a primeira vez que recebo uma homenagem em reconhecimento ao meu trabalho e de minha equipe. Estou emocionado e fico lisongeado pelo reconhecimento,  o que me impulsiona a exigir ainda mais de mim e de minha equipe. Nos fortalecendo na crença de que estamos no caminho certo. Agradeço de coração a todos que de uma forma ou outra participaram desta confraternização." (Samuel - Presidente)

Esta foi uma demosntração que o SINDBOMBEIROS/SC está na contramão da realidade sindical de nosso país, onde os sindicatos estão desacreditados e os trabalhadores perderam a força para lutar por seus direitos trabalhistas e sociais. Enquanto os sindicalistas são taxados de charlatões que atuam em nome dos empresários, a nossa Diretoria recebe uma homenagem de reconhecimento dos nossos Bombeiros Civis, prova de que nosso sindicato não se rendeu aos apelos empresariais e dos governantes que visam desacreditar os sindicatos. Desejamos que nossa categoria continue unida e nos apoiando, para fortalecermos ainda mais nossa classe.

Autor: Carlos R R Junior