BOMBEIROS CIVIS ASSUMEM A SEÇÃO CONTRA INCÊNDIO DO AEROPORTO DE ARACAJU-SE

07/05/2014

O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria processa mais de um milhão e trezentos mil passageiros por ano, tendo mais de mil profissionais trabalhando no complexo aeroportuário com uma média de  20 voos diários. Outro segmento são as operações diárias de helicópteros, transportando funcionários para as plataformas de petróleo localizadas no litoral de Sergipe e Alagoas.

A transferência da responsabilidade pela SCI - Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, realizada até então por Bombeiros Militares , para os Bombeiros Civis exigiu da INFRAERO,  ocorrido dia 01/03/2014 dentro de um processo de licitação, onde a escolha de uma empresa que pudesse atender, além dos critérios comerciais, a rigorosos critérios técnicos, vivência e histórico de capacidade técnica em prevenção de riscos, sendo a SPRINK e empresa escolhida, a qual, já é detentora de experiência no segmento de prevenção e combate a incêndio em aeroportos. Ainda dentro do processo de transição, a INFRAERO promoveu treinamento técnico de capacitação de Bombeiros Civis de Aeródromo que durou seis semanas, onde os instrutores da INFRAERO ministraram aulas teóricas e aulas práticas.

A Corporação de Bombeiro Militar, pertecente ao estado de Sergipe pode remanejar os 49 bombeiros que trabalhavam pra Infraero, para os quartéis onde o efetivo estava defasado. Melhorando o atendimento a população Sergipana.

Atualmente a Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária no destrito Federal e nos estados de Santa Catarina, São Paulo e agora Sergipe estão regularizados nas questão dos serviços de Salvamento e Combate a incêndios em aeronaves. As seções contra incêndio nestes locais eram terceirizados pelas Corporações de Bombeiros Militares, sem haver licitação para contratar estes serviços.

Atualmente estes aeroportos estão em conformidades com a lei 866/1993 - lei das licitações, pois foram aberto licitaçãoe e contratado empresa especializada em serviço de bombeiro civil.

Nos demais estados a Infraero ainda não regularizou estas pendências e continua a contratar as Corporações de Bombeiros Militares para prestar estes serviços sem fazer licitação. Apesar de as Corporações de Bombeiros Militares não serem empresas e não foram constituídos para este fim, ou seja, vender serviços de salvamento e prevenção e combate a incêndio

Desejamos que estes exemplos sejam seguidos pela administração da Infraero nestes estados onde estas não conformidades legais persistem e que sejam ajustados o quanto antes.

Parabéns a Administração da Infraero do Aeroporto de Santa Maria em Aracaju, Parabéns aos nobre pares Bombeiros Militares pelos excelentes serviços prestados nesta SCI e que continuem servindo a população Sergipana com a mesma competência e destreza.

Desejamos sussesso aos Bombeiros Civis que assumiram esta SCI, temos certeza que o irmãos de profissão irão prestar um excelente serviço tão eficiente quanto os Militares o fizeram.

Autor: Samuel - Presidente