BOMBEIROS CIVIS DE BRASÍLIA SOCORREM AVIÃO DA AVIANCA

29/03/2014

Os Bombeiros Civis que atuam no Aeroporto de Brasília estão de parabéns pela excelente intervenção no pouso de emergência efetuado pela aeronave  Fokker 100 da empresa Avianca, que tinha 49 passageiros. O Acidente ocorreu no dia 28 de março, no aeroporto JK em Brasília - DF.

Uma demosntração de técnica e eficiência, comprovando a qualididade dos serviços prestados pelos Bombeiros Civis.

O aeroporto JK, desde 2012, quando houve a privatização do mesmo, passou a utilizar os serviços de Bombeiros Civis  para fazer a segurança nos pousos e decolagens, substituindo os Bombeiros Militares, que por se tratarem de autarquia pública não podem atuar como empresa, prestando serviços a entes privados, como vinham fazendo anteriormente para a empresa Infraero. E diga-se de passagem, continuam prestando serviços em outros aeroportos, se fazendo de empresas privadas, onde as Corporações de Bombeiros Militares prestam serviços e cobram pelos mesmos, atuando como empresas privadas.

Concorrência desleal com as empresas de prestação de serviços de Bombeiros. Os Governos Estaduais mantém as Corporações de Bombeiros Militares com dinheiro oriundo dos impostos e fornece mão-de-obra as administradoras de Aeroportos (principalmente a Infraero) por meio de convênios, onde as Corporações recebem pelos serviços prestados e a lei de licitações 8.666 não é respeitada. Os dois lados ganham, a administradora do aeroporto que não precisa fazer licitação e a Corporação de Bombeiro Militar que não é empresa e age como tal. Em contra partida a população sofre com a falta Bombeiro Militar para atuar no atendimento as comunidades.

No estado de Santa Catarina, pioneiro no projeto de regularização desta não conformidade, desde 2010, os aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Joinville estão regularizados. A empresa Infraero faz licitação em conformidade com a LEI 8.666 de junho de 1993. As empresas participam desta licitação e a venceora fornece os Bombeiros Civis que estão atendendo o aeroporto.

Os Bombeiros Militares que estavam nos aeroportos hoje compôem as guarnições nas cidades onde faltavam Bombeiros, atendendo a comunidade. Apenas o aeroporto da cidade Criciúma (interior do estado) ainda não foi feito a licitação.

Antagônico a teoria pregada por muitos Bombeiros Militares, os Bombeiros Civis demosntram cada dia a sua eficiência e qualidade técnica. Fortalecendo a teoria de que não precisa ser militar para ser Bombeiro.

Apenas o Brasil têm esta estrutura de Corporações de Bombeiros Militares, onde o custo operacional é altíssimo, dado as patentes dos Oficiais e Praças que compôem esta estutura. Na Europa, Estados Unidos e países como o Chile e Argentina, os Bombeiros são todos Civis. O custo com folha de pagamento e estrutura organizacional é muito mais baixo, o que permite aumentar o número de Bombeiros atuando nas cidades.

Desejamos que este exemplo do aeroporto JK em Brasília seja seguido pelos demais Estados Brasileiros.