Bombeiro Civil, Engenheiro e Perito Judicial do Trabalho

25/03/2021

A busca por profissionais qualificados é crescente. No país, empresas visam não somente a qualificação técnica profissional como também a expertise pessoal, sendo necessário que além de técnico, o profissional seja ético e moral.

A esse ensejo não é diferente para a categoria de Bombeiros Profissionais Civis do estado de Santa Catarina, isso porque, temos dentre o grupo, o primeiro Bombeiro Civil que exerce a função de Perito Judicial aos Tribunais de Justiça do Estado de Santa Catarina, varas da Justiça Federal em Joinville e Blumenau e varas da Justiça do Trabalho, habilitado para atuar em todo o estado.

De Bombeiro Civil para Perito do Trabalho

O Sr. Adenilson Roberto Coelho é Bombeiro Civil, atua na categoria profissional há mais de dez anos. Com seu brilhante entusiasmo ao saber e conhecimento profissional, buscou a qualificação em nível superior na área de engenharia, usufruindo do título de Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina.

O Bombeiro Civil e Perito diz que "a atuação de perito requer um estudo constante. Além disso, o exercício da profissião exige do profissional o carater ético e moral." Para Adenilson, o conhecimento na área de prevenção e combate a incêndio lincado com a engenharia é, de fato, relevante ao desempenho da função pericial. "Em meu entendimento, o juízo busca por profisisonais éticos e capacitados, sendo Bombeiro Civil, é um diferencial ao juízo" ,comenta o perito.

Qualificação profissional

O profissional é engenheiro com especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia de Segurança e Prevenção Contra Incêndio, sendo o sexto profissional habilitado para o cargo de Bombeiro Civil Mestre, no entanto, é o primeiro Bombeiro Civil que veio da base ao topo da profissão, uma vez que ao decorrer do exercício da profissão, cursou a graduação em Engenharia Civil.

O Presidente da entidade sindical, Sr. Samuel dos Santos, salienta que “é gratificante para nós do Sindicato da Categoria saber que há entre nós profissionais técnicos que, de alguma maneira contribuem integralmente para a justiça brasileira, em especial, a nossa Justiça do Trabalho, isso porque, estas instituições buscam profissionais éticos e qualificados. Isso comprova que nós Bombeiros Civis estamos no campo de visão do judiciário como pessoas e profissionais éticos e qualificados”.

Autor: Carlos Roberto - Vice Presidente