ACORDO COLETIVO CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE JOINVILLE

15/11/2013

No mês de outubro foi fechado o Acordo Coletivo de Trabalho dos  empregados Bombeiros Civis da Corporação de Bombeiros Voluntários de Joinville, com reajuste de apenas 6% sobre os atuais pisos salariais. Este reajuste ficou bem abaixo da expectativa do trabalhadores e representa atualmente a menor remuneração da categoria no estado de Santa Catarina. Segundo a Comissão de Negociação da empresa, a Corporação atravessa uma difícil crise financeira, inclussive estão sem o repasse dos subsídios do estado, o que prejudica as negociações, pois a Corporação não pode assumir compromissos com salários maiores, uma vez que sua receita está no vermelho. Por outro lado a Diretoria do Sindicato compreende a situação financeira da Corporação mas lamenta que o prejuízo fique sempre para os trabalhadores. O estado e o município que são os maiores beneficiados pelo modelo de Bombeiros Voluntários. Considerando que não precisam arcar com as pesadas despesas dos Bombeiros Militares, pois em Joinville a Corporação de Bombeiros Voluntários presta um relevante trabalho que dispensa comentários neste momento. Mesmo assim esta Briosa Corporação não tem recursos para valorar seus Bombeiros Civis contratados, que estão desvalorizados no mercado de trabalho. O estado tem uma expressiva arrecadação tributária em nossa cidade e contribui muito pouco com nossa sociedade, o exemplo é a verba para manter nossa Corporação de Bombeiros Voluntários, o que não é diferente com a saúde e educação. Estranhamente o estado mantém em Joinville uma unidade de Bombeiros Militares, tendo despesas com salários, aluguel e combustível, mesmo com a Corporação de Bombeiros Voluntários atuando a todo vapor. Imaginamos que estas despesas seriam melhor aplicadas se focem destinadas aos Bombeiros Voluntários de Joinville, inclusive o estado poderia desativar este quartel de Bombeiro Militar e se livrar deste gasto.

Autor: Carlos R R Junior