XIV ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA FENABCI - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES BOMBEIRO CIVIS

26/03/2019

Nos dias 22 e 23 de março, estiveram reunidos em Assembleia os Diretores da FENABCI acompanhados dos Bombeiros Civis lotados na cidade de Curitiba - PR, muitos deles Diretores do Sindicato dos Trabalhadores Bombeiros Civis do Paraná, com o intuíto de revisar se foram alcançadas as metas trasadas em novembro do ano passado, na última reunião da Federação. Bem como traçar novas metas e reestruturar as eventuais metas não alcançadas.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Bombeiros Civis do Paraná Sr. Antonio Franco, foi o afitrião do evento, recepcionando as delegações que representaram 08 Estados da Federação.

O Presidente da FENABCI Sr. Derivaldo Alves presidiu a mesa dos trabalhos e foram pautados os seguintes temas:

- MP 873, seus reflexos diretos na gestão sindical e as diretrizes que cada sindicato deverá se basear para evitar o impacto desta MP em suas receitas;

- Demandas Judiciais: Foi explanado as decisões proclamadas pelas Varas da justiça do Trabalho em 13 ações impetradas pela FENABCI na busca do cumprimento dos direitos trabalhistas dos Bombeiros Civis nos Estados aonde não temos um sindicato homologado pelo poder público; sendo que a maioria dos processos já tramitam nos tribunais Regionais ou no TST. O Presidente Sr. Derivaldo, relatou que uma das empresas que foram arroladas nestas ações já procurou a FENABCI na busca de um acordo extra judicial, mas que a postura da Federação é seguir com as demandas, sem acordos, salvo se estes forem expressamente favoráveis aos trabalhadores.

- Também foram debatidos temas correlacionados a gestão da FENABCI, dos ritos administrativos, dos projetos de lei que tramitam no Congreso Nacional e que tratam direta ou indiretamente da profissão do Bombeiro Civil, das ingerências dos Corpos de Bombeiros Militares na atividade profissional do Bombeiro Civil entre outros temas.

Tivemos a honra de ouvir as orientações do Dr. Alexandre - Assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Bombeiros Civis do Paraná, que esclareceu inúmeras dúvidas dos participantes.

"Sabemos que o momento político é desfavorável aos sindicatos, mas participar de uma categoria tão unida como a dos Bombeiros Civis é um privilégio, uma vez que existe um sentimento de desânimo em praticamente todos os demais sindicatos, mas ver vocês aqui reunidos lutando por ideias comuns visando melhorar os já conquistados direitos trabalhistas desta categoria, é algo que vai na contramão do contemporâneo" (Dr. Alexandre)

"Me sinto honrado por participar deste grupo que não desistiu dos nossos ideias e comigo compartilham o sentimento de luta e perseverânça, mesmo que muitos dos sindicatilistas demosntram enfraquecimento, nossa categoria continua unida e forte como nunca, pronta para os desafios vindouros. Quero aproveitar para em nome dos Diretores da FENABCI agradecer de coração a calorosa recepção dos Bombeiros Civis do Paraná, que nos deram todo apoio e carinho para o sucesso do evento" (Derivaldo Alves - Presidente FENABCI)

Autor: Samuel dos Santos - Presidente