RETROSPECTIVA 2018 - CONQUISTAS DA CATEGORIA

27/12/2018

Este ano foi o início de uma nova "era" nas relações de trabalho, com o advento da lei 13.467/2017, sancionada pelo Presidente "patronal" Michel Temer, todos os trabalhadores brasileiros perderam significativos direitos e garantias trabalhistas. O lamentável é que pouquíssimas pessoas tiveram a capacdade de perceber a cruel realidade.

Os primeiros reflexos já surgiram nas negociações de acordos e convenções coletivas em 2018, onde a grande maioria dos sindicatos não conseguiram negociar, muitos nem a reposição da inflação foi possível, outros foram forçados a abrir mãos de cláusulas e benefícios conquistados em anos anteriores e houve aqueles que nem convenção conseguiram fechar.

O resultado deste novo cenário, é a perda de benefícios e rendimentos dos trabalhadores e um esarcebados empoderamento dos patrões, que agora podem aplicar suas regras escravagistas e os sindicatos não têm poder para lutar.

A realidade dos Bombeiros Civis não é diferente, tanto é que os Bombeiros Civis empregados das "Associações de Bombeiros Voluntários" em Santa Catarina estão semconvenção coletiva. O sindicato patronal não quis fechar a convenção, sob inúmeras alegações. A Corporação de Joinville até sinalizou a intenção de firmar u Acordo Coletivo, mas a proposta da empresa foi inescrupulosa, pasmem todos mas a Diretoria desta associação enviou ao SINDBOMBEIROS/SC uma proporsta retirando todos os benefícios que vinham sendo aplicados pela convenção, tais como pagamento de hora da INTRAJORNADA, pagamento da HORA NOTURNA REDUZIDA. pagamento de hora extra além da 36ª hora semanal, entre outros benefícios. obviamente que nosso sindicato não concordou e a categoria está sem um instrumento coletivo, ficando a empresa em plenas condições de aplicar aquilo que lhe bem convier.

Mas nem tudo é desgraçã para nossa categoria, conseguimos fechar a convenção coletiva para os Bombeiros Civis empregados das empresas terceirizadas, mantendo todos os direitos e benefícios de 2017 e uma reposição salaria de 2,5% e Fechamos um ACORDO COLETIVO com a empresa Havan Departamentos.

- o sindicato efetuou 03 repasses de cheques no valor de R$ 530,00 do benefícos família;

- Foram efetuados 68 homologações de rescições de contratos;

- São 160 Bombeiros Civis e dependentes assistidos pelo PLANO ODONTOLÓGICO

- Foram 118 consultas médicas e outras assistencias sociais do sindicato;

- Temos um total de 184 associados, considerando um universo de aproximadamente 350 bombeiros registrados em SC, temos 52% filiados ao sindicato, um percentual muito acima da média nacional;

- Foram 50 profissionais que efetuaram a recertificação do Curso de Bombeiro Civil pelo sindicato;

- Fizemos mais de 90 recolocação de profissionais no mercado de trabalho;

- O sindicato moveu 5 novas açoes coletivas contra empresas que não cumpriram a convenção coletiva e a lei 11901/2009.

- O sindicato repassou cerca de R$ 460.00,00 para os Bombeiros Civis, resultados de pagamentos das ações trabalhistas movidas pelo sindicato que foram transitado em julgado em 2018.

- O SINDBOMBEIROS/SC tomou posse em 2018 na FENABCI - FEDERAÇÃO NACIONAL DE BOMBEIROS CIVIS ocupando a Secretaria Nacional, suplente da Tesouraria e a Secretaria de Relações Políticas em âmbito nacional;

- Fechando o ano, o sindicato distribuiu 200 "brindes de natal", uma carteiria personalizada de BOMBEIRO CIVIL., para os associados e outras personalidades que apoiaram a categoria em 2018, aqui em Santa Catarina.

"O desejo da atual Diretoria do sindicato é de que todos os trabalhadores possam se sensibilizar com a nossa luta e nos apoiar financeiramente se filiando ao sindicato, pois sem recursos financeiros não vamos conseguir fazer frente aos desafios que nos esperam em 2019. Desejo que os Bombeiros Civis e seus familiares tenham um anos de 2019 repleto de saúde e realizações" (Samuel)

Autor: Samuel - Presidente