XI REUNIÃO ORDINÁRIA DA FEDERAÇÃO NAC. DOS TRABALHADORES BOMBEIROS CIVIS

15/04/2018

O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de abril de 2018 na sede do Sindicato dos Trabalhadores Bombeiros Civis do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal.

O Presidente João Paulo (RN), anfitrião do evento recepcionou a Diretoria da FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES BOMBEIROS CIVIS - FENABCI e agradeceu a escolha de sua base para a realização do evento que vem organizando a categoria politacamente e institucionalmente, ampliando os direitos trabalhaistas e sociais e defendendo o cumprimento dos direitos já conquistados.

O Presidente da FENABCI Sr. Derivaldo Alves, conduziu os trabalhos nos dois dias do evento, onde foi debatido vários temas, destacando a criação de duas comissões especiais de trabalho: COMISSÃO PARLAMENTAR PERMANENTE cujo Presidente foi nomeado o Sr. Adenilson Roberto Coelho (SC), que tem como foco o acompanhamento  de todos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional de interesse na nossa categoria; e a COMISSÃO DE RELAÇÕES SINDICAI cujo Presidente nomeado é o Sr. José Mendes (AM) e tem como objetivo acompanhar os pedidos de registro sindical que tramitam no Ministério do Trabalho e auxiliar tecnicamente outros sindicatos que vierem a se organizar para poder atender a legislação pertinente, orientando o passo a passo do registro sindical.

Outro assunto de relevância se diz respeito as demandas judiciais por conta da convenção coletiva de trabalho nacional, onde empresas com intenções duvidosas, impetraram reclamatória trabalhista contra nossa Federação, tentando judicialmente não pagar os direitos trabalhistas de seus funcionários. Estas ações estão tramitando nos estados da Paraíba, Alagoas, Mato Grosso, Goiás,Tocantins, Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Roraima, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Norte, Piauí e Amapá. Destas apenas no Estado do Piauí ainda não foi julgado em 1ª instância, nos demais a FENABCI obteve êxito em todas e as decisões. As sentenças foram favoráveis aos trabalhadores,, agora os empresários estão recorrendo ao tribunal de  2ª instância e no TST, numa desesperada tentativa de se isentar das responsabilidades trabalhista e escapar de pagar os passivos trabalhistas. "Estamos confiantes nos resultados dos julgamentos, temos muita fé no nosso sistema jurídico e cremos que os Magistrados iluminados pela luz da justiça farão cumprir a legislação vigente - Derivaldo Alves - Presidente FENABCI".

Também foi abordado a renovação da Diretoria da FENABCI, haja vista que o mandato da atual diretoria se expira em 2018. Foi nomeado uma comissão eleitoral que irá instituir o pleito eleitoral para a próxima Diretoria que adminsitrará a FENABCI de 2018 até 2023.

"Quero aproveitar para agradecer ao Sr. Derivaldo Alves - Presidente da FENABCI, pela sua dedicação a categoria profissional dos Bombeiros Civis, por ter  conduzido com maestria a nossa Federação que em tão pouco tempo conseguiu agregar 10 Estados brasileiros e unir todo o território nacional, basta observar que dos 12 sindicatos estaduais que tem carta sindical, 10 fazem parte da FENABCI e dos 20 sindicatos existentes (entre os constituídos e os em processo de registro), 18 estão junto com a Federação. Um feito de Mestre, nenhuma outra Federação de Trabalhadores em um curto prazo de tempo conseguiu uma união tão expressiva e conquistou tantos benefciios a sua categoria como tem feito a FENABCI. aproveito também para agradecer a calorosa recepção dos Bombeiros Civis do Rio Grande do Norte, que nos acolheram com tanto carinho. Obrigado Presidente João Paulo  e sua Diretoria pela decicação e capricho para que o evento podesse ter este sucesso" - Samuel dos Santos - SC.

Autor: Samuel - Presidente