BOMBEIROS DO AMAZONAS E CEARÁ VISITAM CORPORAÇÃO DE POMERODE - SC

14/12/2016

A visita faz parte do programa da reunião dos Bombeiros Civis, realizada pela FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES BOMBEIROS CIVIS - FENABCI, que visa mostrar aos Diretores dos sindicatos de Bombeiro Civil as alternativas viáveis de inovar os serviços de salvamento, prevenção e combate a incêndio nas cidades.

Hoje tanto o poder público como a sociedade em geral, já percebe que o modelo de Bombeiro Militar está inviável, haja vista os custos agregados. Praticamente todos os Estados estão com suas receitas comprometidas e a manutenção do serviço de bombeiros está imensamente comprometida.

"Já tinhamos ouvido falar do sistema de bombeiro voluntário instituído aqui em Santa Catarina, mas conhecer de perto como funciona é muito importante para todos nós. Saber que uma empresa privada, constituída da forma de uma ONGS, consegue por meio de parcerias público privado, manter um serviço em exclência de salvamento, prevenção e combate a incêndio, com custo imensamente abaixo do atual modelo militar e atendendo a todos, é muito interressante, até porque atua num modelo de bipartite, com Bombeiro Civil remunerado, contratado em regime CLT e Bombeiro Voluntário, que em suas folgas vai até a a unidade ajudar os profissionais a atender as demandas. Inclusive na nossa visita a equipe que estava de serviço era toda voluntária. Os contratados estavam de folga. É muito interessante e tenho certeza que seja viável implantar lá no meu querido estado do Amazonas. Parabéns a todos desta linda cidade por esta inciativa, afinal todos ganham." (José Mendes - Amazonas)

"Para mim foi uma experiência única, o conhecimento que tínhamos deste sistema era apenas o que ouvíamos falar na televisão e o que meu amigo Samuel aqui de Santa Catarina comentava. Mas ver de perto como funciona é simplesmente fantástico. O custo para se manter o sistema é incomparável, o modelo estatal gasta muito mais, o que o torna insustentável para todos os Governos. Este modelo de empresa privada mantida por meio de associação, onde absorve mão de obra voluntária e mão de obra contratada de forma celetista, é realmente a solução para a deficiência no sistema de bombeiros em nosso país. Lá no Ceará apenas quatro ou cinco cidade dispõe do serviço público de bombeiro. De 184 municípios não chega a 3% aqueles que tem Corporação de Bombeiro Militar, estes precisam se desdobrar para poder cobrir outras cidades. Apesar de toda a dedicação e esforços destes profissionais é impossível atender de forma eficiente o estado. O Governo alega não dispor de recursos para ampliar este serviço as demais comunidades. Portanto este modelo de cooparticipação público privado aqui de Santa Catarina, certamente será a solução em nosso estado. O desafio é convencer a todos governantes e população a apoiar e manter um modelo deste. O que eu percebo é que os catarinenses estão sensibilizados e apoiam incondicionalmente as Associações de Bombeiros Voluntários, com ajuda financeira ou com a mão de obra voluntária. Parabéns a todos vocês pela brilhante ideia e exemplo a ser seguido." (Luiz Bandeira - Ceará)

Durante a estadia em Santa Catarina, os Dirigentes sindicais conheceram os modelos de Associação de Bombeiros Voluntários de Joinville e Pomerode e participaram de uma palestra com o Comandante da Associação de Bombeiros Voluntários de Joinville Sr. Jaekel Souza que em nome da ABVESC - Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, demosntrou a eficiência deste modelo e os caminhos para sua implementação.

Autor: Samuel dos Santos